author Ligue: (31) 3681-4289

Comparar imóveis

9 dicas sobre como comprar um imóvel!

9 dicas sobre como comprar um imóvel!

Decidir comprar um imóvel é um passo muito importante na sua vida e pode não ser uma tarefa fácil. São muitas questões para pensar, decidir e planejar. É preciso ter calma para fazer a escolha certa!

Por isso hoje vamos te dar 9 dicas sobre como comprar um imóvel. Com elas, você vai conseguir se organizar melhor e tomar uma decisão mais assertiva no seu investimento. É só continuar a leitura do artigo!

Como comprar um imóvel?

Antes de fazer uma compra de porte tão grande e de tanta importância, existem alguns pontos que você precisa avaliar. Veja agora as 9 dicas que preparamos para você!

1- Saiba quais são as suas necessidades

O primeiro passo antes de comprar um imóvel é saber exatamente o que você precisa. Por exemplo, quantos quartos, tamanho dos cômodos, se a casa, apartamento ou lote precisam ser próximos de algum lugar específico – como escola ou trabalho. Isso te ajuda na hora de escolher a localização e o tipo de imóvel!

2- Saiba quanto você pode investir

Depois de saber exatamente o que você precisa, é importante saber quanto de dinheiro você tem e quanto pode investir no novo imóvel. Isso é fundamental pois já irá te ajudar na seleção de alguns imóveis e bairros! Assim, você visita as casas, apartamentos e loteamentos ideais para o seu total a gastar e não se prejudica financeiramente.

3- Veja quais são os custos na transação

Quando você compra um imóvel, além do seu preço você terá que arcar com despesas como cartório, taxas e tributos, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Por isso, é importante que você fique ciente de todas elas para fazer um investimento consciente e assertivo!

4- Conheça o local e o imóvel

Antes de comprar uma casa, apartamento ou um lote é importante que você conheça bem os vizinhos e o bairro – se ele é seguro ou não, se tem tudo o que você precisa por perto, se tem fácil acesso. É bom também observar o imóvel, em qual posição ele está, ver se sua iluminação e ventilação são boas. Isso tudo te ajuda a tomar a decisão certa sobre o local!

5- Não tenha pressa

Se você encontrou algum imóvel e acha que ele é o certo, não tome a decisão antecipadamente. Tenha calma! É importante visitá-lo em horários e dias diferentes, ver como é a movimentação do lugar. Leve sua família para conhecer e deixe eles emitirem suas opiniões também. Visitar outros locais é muito importante, assim você vai ter mais opções para escolher!

6- Faça uma boa avaliação do imóvel

Quando for visitar o local, é essencial fazer uma visita bem apurada. Por isso, é muito importante consultar um profissional do ramo imobiliário para contar com uma orientação especializada!

Anote cada detalhe, leve fita métrica e meça todos os cantos possíveis. Observe as cores das paredes, os tipos de piso, revestimento, se tiver armários embutidos olhe se estão em bom estado, se existem infiltrações ou outros tipos de problema. Enfim, veja se o imóvel está em boas condições e se irá realmente atender todas as suas necessidades.

7- Faça registros

Quando alguém decide comprar um imóvel é normal que fazer diversas visitas, por vários lugares. Por isso, é importante tirar fotos para registrar cada local que você conhecer. Com elas você vai conseguir lembrar de todos os imóveis e fazer uma avaliação mais detalhada e com calma.

8- Pense a longo prazo

Quando você vai comprar um imóvel, é importante pensar no futuro do local. Imagine a seguinte situação: você comprou uma casa, passou um tempo relativamente curto lá e o seu trabalho te transferiu para outra cidade. A sua casa vai ter que ser vendida ou alugada, certo?

Por isso, é importante saber se a região tem potencial para crescer, se existem obras previstas para o bairro – como metrô, supermercados, shoppings entre outras. Isso pode te ajudar na valorização do imóvel! Assim, caso algo aconteça você vai conseguir um bom retorno do seu investimento.

9- Envolva sua família

É importante ter sua família envolvida no processo de compra do imóvel. Afinal, além de você eles também irão morar lá! Por isso, é importante tentar tomar uma decisão conjunta. Leve seus filhos nas visitas da casa, mostre as fotos, veja se o bairro é favorável para eles também. Isso tudo vai te ajudar a tomar uma boa decisão!

Agora você se sente mais seguro? Já sabe como comprar um imóvel? Esperamos que sim! Com essas dicas temos certeza que você vai conseguir decidir com mais tranquilidade. Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? É só curtir nossa página no Facebook e no Instagram!

img

GRUPONEW

    Posts relacionados

    Dicas para comprar lotes em Lagoa Santa

    Comprar um lote  é uma decisão importante e complexa, como qualquer outra compra de...

    Continue lendo
    por GRUPONEW - Imobiliária Lagoa Santa

    Os melhores bairros de Lagoa Santa

    Morar em Lagoa Santa significa  trocar o ritmo das cidades grandes pela tranquilidade de um belo...

    Continue lendo
    por GRUPONEW - Imobiliária Lagoa Santa

    Lagoa Santa: Cidade tranquila e calma para viver

    Lagoa Santa já foi listado como uma das melhores cidades de Minas Gerais e do Brasil para se...

    Continue lendo
    por GRUPONEW - Imobiliária Lagoa Santa

    Participe da discussão