author Ligue: (31) 3681-4289

Comparar imóveis

5 pontos que você deve analisar para alugar uma casa!

5 pontos que você deve analisar para alugar uma casa!

O processo de mudança de casa envolve uma série de questões práticas e burocráticas que podem gerar muita dor de cabeça para quem está passando por isso. Tem a mudança em si, a organização dos documentos necessários, a procura pelo imóvel ideal para alugar, a assinatura dos contratos…

A dica que nós temos para você é: mantenha a calma! Alugar uma casa é um processo trabalhoso, mas que exige o máximo de cuidado e organização para que seja bem sucedido. E, para te ajudar com isso, resolvemos preparar este artigo com os pontos que você não pode esquecer de analisar nesse momento.

Então, vamos lá. Continue a leitura e veja tudo o que você precisa observar com atenção antes e durante o período em que estiver alugando uma casa. Se preferir, tome notas dos pontos mais importantes e leve-os como um guia ao longo de todo o processo!

1 – Faça uma pesquisa cuidadosa

O primeiro passo para alugar uma casa é desenvolver uma pesquisa cuidadosa dos melhores locais, condomínios e imóveis disponíveis. Isso é importante para que você já faça uma pré-seleção relacionada às suas necessidades antes de iniciar as visitas às casas, que tomam tempo e exigem bastante atenção, como falaremos mais à frente.

Se precisar, conte com a ajuda de pessoas próximas e peça indicações aos seus conhecidos sobre profissionais do ramo imobiliário. Assim, fica muito mais fácil encontrar imóveis de qualidade e fechar negócios seguros!

Pense em aspectos como: qual é o tamanho mínimo ideal? O que a casa não pode deixar de ter? Qual é o melhor local, considerando o seu deslocamento ao trabalho e atividades diárias, por exemplo?

Lembre-se que essa é uma decisão grande. Então, não faça as coisas correndo e tenha paciência durante a pesquisa. Vale mais a pena gastar o seu tempo nesse momento e fazer a escolha certa do que ter problemas com um imóvel que não é adequado ao que você precisa no futuro.

2 – Verifique a situação da casa

Depois de pesquisar os imóveis que mais se adequam às suas necessidades, é hora de fazer as visitas às casas pré-selecionadas. Esse é um momento extremamente importante e que você deve ter atenção redobrada, pois a situação do imóvel vai impactar – e muito! – na sua satisfação ou não com o ambiente.

Observe as instalações hidráulicas e elétricas, as condições físicas do imóvel – como paredes, pintura e piso -, o que a casa já tem e o que você precisará providenciar. Talvez seja ideal contar com a ajuda de um profissional na hora da visita para que você consiga realmente ter uma noção geral sobre como está o imóvel.

Uma dica que nós temos para você é: faça um checklist. Não pense que você vai conseguir se lembrar de tudo na hora da visita! Pode ser que você se depare com características que te distraiam, como uma vista que você não esperava, uma arquitetura diferenciada ou até mesmo a vizinhança, por exemplo. Por isso, é importante ter anotado tudo o que você precisa analisar para não se esquecer de nada!

3 – Observe o ambiente exterior

Falando em vizinhança, esse é outro ponto que você não pode deixar de notar! Quando for visitar a casa, observe com atenção a localização do imóvel e a vizinhança. Esse é o momento de verificar se o bairro ou o condomínio são ambientes tranquilos, o que tem por perto – como um parque para praticar exercícios, por exemplo -, dentre outros pontos relacionados ao ambiente externo.

Verifique também como é a segurança do local. Se for um condomínio, confirme se ele conta com uma portaria funcionando 24 horas por dia. Caso não se trate de um condomínio fechado, verifique se existe algum tipo de vigilância. É muito importante garantir que você está indo para um lugar em que pode permanecer tranquilo em relação à sua segurança e à da sua família.

4 – Conheça as regras do condomínio

Se você estiver selecionado uma casa em um condomínio, procure saber quais são as regras do local. Descubra como funciona o uso das áreas comuns – como horários e agendamentos de salão de festas, por exemplo -, quais são os horários de silêncio, se é permitido animais de estimação e como é a convivência com eles.

Isso é importante para evitar futuros problemas com a vizinhança e até mesmo multas do condomínio. Então, pergunte sobre as normas e o funcionamento de todos os espaços – mesmo que se trate de alguma regra que não faça diferença para você por agora, pode ser que você precise saber por causa de alguma necessidade futura.

5 – Organize a documentação para alugar uma casa

O último ponto que você não pode deixar de analisar é a documentação para alugar uma casa. Podemos dizer que essa é uma das partes mais complicadas, principalmente se você não for tão organizado assim com a guarda dos seus documentos. Por isso, prepare-se com antecedência para não ficar na correria da última hora.

Você deverá apresentar a sua Carteira de Identidade (RG), seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovante de residência e de renda. Os demais documentos podem variar de acordo com o local onde você vai fechar o aluguel. O importante aqui é também contar com um checklist – já que você pode ter que apresentar até mesmo os documentos de outras pessoas, como fiadores por exemplo – e uma pasta para organizar toda a papelada.

Está mais tranquilo para alugar uma casa? Esperamos ter te ajudado a pensar sobre tudo o que você não pode deixar de analisar! Se você quiser saber mais sobre assuntos dessa área, é só seguir a gente no Facebook e Instagram.

img

GRUPONEW

    Posts relacionados

    Dicas para comprar lotes em Lagoa Santa

    Comprar um lote  é uma decisão importante e complexa, como qualquer outra compra de...

    Continue lendo
    por GRUPONEW - Imobiliária Lagoa Santa

    Os melhores bairros de Lagoa Santa

    Morar em Lagoa Santa significa  trocar o ritmo das cidades grandes pela tranquilidade de um belo...

    Continue lendo
    por GRUPONEW - Imobiliária Lagoa Santa

    Lagoa Santa: Cidade tranquila e calma para viver

    Lagoa Santa já foi listado como uma das melhores cidades de Minas Gerais e do Brasil para se...

    Continue lendo
    por GRUPONEW - Imobiliária Lagoa Santa

    Participe da discussão