author Ligue: (31) 3681-4289

Comparar imóveis

5 razões para não fechar um aluguel direto com proprietário

5 razões para não fechar um aluguel direto com proprietário

 

Muitas pessoas acreditam que alugar uma casa sem passar pela intermediação de um profissional do ramo imobiliário é a melhor escolha por supostamente eliminar a necessidade de processos burocráticos. Mas essa decisão, além de não ter um embasamento confiável, pode gerar uma série de consequências negativas para você!

Por isso, no artigo de hoje nós vamos falar sobre 5 motivos para você não fechar um aluguel direto com proprietário, além de como tomar a decisão certa nesse momento. Confira!

Por que não fechar aluguel direto com proprietário?

Algumas pessoas acreditam que negociar direto com os donos dos imóveis é uma tarefa simples. Mas na verdade não é! Trata-se de um processo burocrático, que envolve acordos, análises e um grande número de documentos.

Além disso, pode se tornar uma negociação insegura, causando atritos e gerando prejuízos no futuro tanto para você, quanto para o proprietário. Já que você está procurando um lugar para morar, é sempre bom prezar pela tranquilidade e confiança nos acordos estabelecidos, certo?

Assim, separamos 5 motivos para que você entenda a importância da imobiliária e do corretor no processo de aluguel de um imóvel. Veja a seguir:

1- Segurança

Negociar e fechar o aluguel direto com o proprietário não é uma boa opção, pois pode não ser seguro. Esse processo exige muita atenção, análise, são necessários vários documentos como certidões, escrituras, contratos, entre outros.

É preciso ter muita atenção e, sozinho, você pode não dar conta de tudo e deixar algum ponto importante passar ou até mesmo cair em algum tipo de golpe.

2- Dinheiro

Quando você fecha aluguel direto com o proprietário, você pode acabar não fazendo um bom negócio. Isso por não ter o conhecimento específico ou necessário e acabar baseando o preço do imóvel com o da vizinhança ou por valores que você viu em outro locais, como na internet, por exemplo.

Dessa forma, você pode acabar pagando caro por algo que talvez fosse mais barato ou até mesmo pagar barato por algo que pode te dar um prejuízo grande no futuro.

3- Dívidas

Existem alguns imóveis que têm contas atrasadas, como por exemplo de água, luz ou até mesmo o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Se você fechar o aluguel direto com o proprietário, pode acabar não sabendo dessas dívidas e depois ter que arcar com elas ou ter problemas com o locador. Isso irá trazer prejuízos e desgastes para você no processo de negociação do imóvel.

4- Documentação

Como já falamos anteriormente, ou aluguel de um imóvel exige um grande número de documentos que são necessários para finalizar o processo. Alguns deles são: Certidão de Registro de Imóveis, Certidão de débito do IPTU, Certidão de débito do condomínio, última conta de água e luz, entre outros. Se você não entende muito sobre o assunto, dificilmente conseguirá analisar e preparar todos eles sozinhos.

5- Agilidade

Alugar um imóvel direto com o proprietário pode fazer com que você demore mais para achar exatamente o que precisa. É necessário procurar imóveis em um local bom, com um valor que cabe no seu bolso e ainda do jeito que você precisa com tamanho e cômodos ideias para as suas necessidades. O processo pode ser longo e se você não tiver alguém para te auxiliar, irá acabar virando algo cansativo na sua rotina.

Por que contar com a ajuda de uma imobiliária?

É muito importante ter uma boa imobiliária para te auxiliar no processo aluguel de um imóvel. Essas empresas possuem uma equipe de advogados e corretores especializados e que vão estar com você durante todo o processo, impedindo que algo saia errado.

O corretor te ajudará a:

  • avaliar corretamente o imóvel, fazendo com que você pague o preço justo por ele;
  • preparar toda a documentação necessária para o aluguel;
  • achar com grande facilidade o imóvel ideal para a suas necessidades;
  • saber sobre tudo que deve ser feito durante o processo.

Dessa forma, trata-se de um negócio vantajoso e seguro não só para você, que vai ter exatamente o que precisa por um preço justo e com tudo dentro da lei, como também para o proprietário.

Sem uma ajuda especializada, é bem provável que a transação não ocorra ou que tenha diversos problemas durante o processo, sendo desgastante e complicado para ambas as partes. Por isso, não deixe de procurar uma boa imobiliária com profissionais que irão te ajudar com o que você precisar!

Esperamos que você tenha entendido as desvantagens do aluguel direto com proprietário e conte com auxílio especializado quando precisar alugar, comprar ou vender um imóvel.

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? É só curtir a nossa página no Facebook e no Instagram. Sempre temos novidades para você!

img

GRUPONEW

    Posts relacionados

    Dicas para comprar lotes em Lagoa Santa

    Comprar um lote  é uma decisão importante e complexa, como qualquer outra compra de...

    Continue lendo
    por GRUPONEW - Imobiliária Lagoa Santa

    Os melhores bairros de Lagoa Santa

    Morar em Lagoa Santa significa  trocar o ritmo das cidades grandes pela tranquilidade de um belo...

    Continue lendo
    por GRUPONEW - Imobiliária Lagoa Santa

    Lagoa Santa: Cidade tranquila e calma para viver

    Lagoa Santa já foi listado como uma das melhores cidades de Minas Gerais e do Brasil para se...

    Continue lendo
    por GRUPONEW - Imobiliária Lagoa Santa

    Participe da discussão